domingo, dezembro 25, 2011

Porta-retrato


Quadrado, velho, de madeira
De valor profundo, pelo menos sentimental.
Se tornara imortal, meio que intimista.
Era minha única referência no apogeu da solidão.
Ai de quem ousasse mudá-lo de lugar,
Gostava dele ali, justamente naquele cantinho.
Trazia-me lembranças,
Faltava-me um afago,
Sentia-me vazio, sombrio.
Mas em meio a distância,
Era apenas eu e o porta-retrato.


quinta-feira, dezembro 15, 2011

Só fala quem tem juízo?


Estou aprendendo a enfrentar meus medos, to engatinhando confesso, mas me troco em mil facetas, sei me virar. Só me jogo na realidade quando o terreno é plano, se não for não piso, não me conformo e ponto final. Aprendo só de olhar, observador nato, autodidata, não sou de perguntar. Prefiro me calar, sou mais de ouvir de analisar, se falo penso, se não penso me contenho, nada de banalizar. A idade explica a razão, a velha e boa experiência ainda faz toda a diferença, estou cansado de mentiras, ando farto de tanta descrença. É bom fechar os olhos em determinados momentos, essa pode ser a melhor forma de se posicionar, só não é bom se acostumar. Acredito muito em percepção, mas não me equilibro nessa variável, até porque já quebrei a cara inúmeras vezes com percepções precipitadas. As palavras devem ser medidas, uma vez ditas, estão livres para serem ouvidas e interpretadas por qualquer sujeito, sendo até mesmo usadas contra quem as ditou. Melhor ser um mudo inteligente, do que ser um falastrão que só diz patacoadas (#fica a dica). A sabedoria de quem fala está no prefixo, no juntar dos argumentos, no pensar principalmente, antes de evaporar qualquer ideia pela boca. Muito mais que uma reflexão, o pronunciar exige respeito, ética e bom senso a que ou a quem nos referimos. A tarefa mais difícil é a de lembrar dessas afirmativas, quando o sangue esquenta, o veneno escorre, e aí não tem jeito, as ofensas são disparadas para todos os cantos, sem escolher vítimas, feito um fuzilar.

domingo, dezembro 11, 2011

Desabafo Cidadão

Cada dia é um imenso risco, perigo constante, incerteza consumada. Olhos atentos, sempre em ação, atitudes suspeitas, latifúndio subterrâneo, reféns do medo instatâneo e do infiltrar do ladrão. A justiça é tardia e o crime é organizado, localizado e alojado logo ali. Adrenalina total, em meio ao caos, terror, pânico, atitude bilateral. Realidade com profundidade abstrata, corda bamba estendida na entrada, na sacada, em qualquer estrada, durante o dia, pela noite, vagando pela madrugada. Não reaja ao pavor, isso é mais rotineiro do que você pensa, fica tranquilo, normal é uma arma apontada pra cabeça, então não estressa, esqueça. Hostilidade permanente, covardes sem coração, violência, morte, falta do amor e da razão. Estamos ao relento, expostos à crueldade e ao forte apego capitalista que impera na sociedade. O foco do problema é a marginalidade, de quem é eleito para reformar e acabam exonerando a verdade, fazem a violação do sistema social, o mau uso do capital. Baita mundo desigual, nas mãos dos poderosos, enquanto quem precisa sobrevive muito mal e não recebem a devida atenção, política sem noção, corrupção. Essa é a chamada transguessão, desvio de valores pra benefício pessoal, ato imoral, mundo animal, com tanta fome e sede, é o país-sede da copa, é o país do carnaval.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

ELO

Me aventurar em teus caminhos, perco o meu rumo em desalinho, transformo sua dor em jardim. Vou explorar o teu corpo, dominar o teu fogo, te cobrir de prazer. Desvendar teu mistério, seu olhar é um caso sério, difícil não se apaixonar. Teu sorriso é garantia, compartilha a alegria, faz o astro sol brilhar. Elo de total intimidade, nos meus sonhos a realidade, céu azul que vou colorir. Simplicidade é um dom que nos domina, acalentar é bom minha menina, leve brisa vinda do mar. Agradeço teus cuidados, você me ama e eu me acho, isso já deu pra perceber. Me abraça fortemente, hipnotiza a minha mente, faz meu calor cultivar. Eu incentivo teus passos, me orgulho dos teus atos, pode contar comigo estarei sempre aqui. Ri das minhas palhaçadas, é meu pensamento, minha estrada, é quem me entende e me acata. Te digo besteiras sem sentido, sou muito mais que um grande amigo, sou teu anjo protetor. Nos mais diversos tons, em todos os dialetos, te ofereço meus versos, sem pestanejar, enfim me entrego e declaro o meu amor por você.